domingo, 26 de junho de 2011

PALAVRAS PARA SEREM OUVIDAS

Discurso para a Posse do presidente do Lions Maringá

1) Ao elaborar esse discurso me veio à mente, entre tantas divagações sobre o que escrever, que cada um de nós é uma pessoa privilegiada. Numa sociedade marcada por interesses próprios, personalistas e corporativos ... escolhemos servir desinteressadamente.
Arriscaria dizer que somos, por causa de nossas escolhas, e pelo fato de entre essas escolhas elegermos o LIONS como modo de vida, que vivemos uma contracultura, isto é, caminhamos na contramão de uma sociedade que valoriza o individualismo e a competição. Na verdade, essa é a única contramão que podemos caminhar sem preocupação de infringirmos qualquer lei.

2) Fazemos parte de um mesmo clube mas às vezes a proximidade não é motivo para que nos conheçamos e nos ajudemos. Mesmo próximos, e temendo essa proximidade, muitas vezes construímos muros a fim de nos separarem. Jamais fomos tão próximos e tão distantes ao mesmo tempo. Somos capazes de morar lado a lado com uma série de pessoas e nem ao menos conhecê-las. Vivemos como estranhos e agimos como estranhos. Precisamos aprender a andar em direção às pessoas. Não podemos ser como aqueles que constroem muros ao redor de si impedindo sua caminhada em direção às pessoas. Ao invés de muros, precisamos construir pontes que nos ligam a outros mundos. Aqueles que constroem muros se assemelham a uma árvore frutífera destinada a se tornar estéril, mas aqueles que edificam pontes hão de frutificar a todo instante, produzindo vida. Construtores de muros são todos aqueles que pensam a vida reduzindo-a aos seus próprios interesses. Construtores de pontes são aqueles que enxergam nos espaços vazios que nos separam uns dos outros uma oportunidade para comunicar uma benção.

3) A vida se resume em comportamentos e comportamentos são escolhas. E a maneira como nos comportamos revela quem somos. Todo comportamento pode se apresentar tanto positivo quanto negativo e, da mesma forma, as conseqüências desse comportamento assume contornos positivos ou negativos. Aquele que deseja ver dias felizes precisa encher seu coração com porções generosas de compaixão, de amor fraterno, de misericórdia, de humildade e de serviço. Pessoas com o coração transbordando de sentimentos tão notórios deixam a prática do mal, não utilizam a palavra para insultar e não se tornam refém da mentira. Comportamentos positivos produzem sentimentos positivos. Mas algo é especial e se faz necessário destacar: devemos abençoar porque para isso é que fomos chamados. Não existimos para nós mesmos, mas sim para os outros. Essa é a beleza da vida: somos chamados para ser veículo de benção para todos aqueles que nos cercam assim como também para aqueles que se encontram distantes. Devemos assumir uma postura radicalmente contrária àqueles que pensam a vida como se fosse reduzida a eles mesmos. Nesse sentido, a melhor maneira de viver feliz é olhando e caminhando em direção ao outro. A beleza da vida não se encontra no isolamento mas na aproximação. Esse é um remédio extremamente eficaz para todos aqueles que se pensam como centro do mundo e que tudo gira ao redor deles. Pessoas como essas tem profunda dificuldade de caminhar em direção aos outros e, mais do que isso, pensam que os outros estão a sua inteira disposição. Vivem egoisticamente em seu próprio mundo. Na verdade, um mundo deserto onde não floresce a amizade e a alegria de conviver com amigos e irmãos.


4) É possível dizer que o serviço faz parte da composição do DNA de todos os leões. E o serviço é o mais belo instrumento para se construir uma sociedade fraterna. Uma sociedade em que não existem os melhores e os piores, os maiores e os menores, os mais inteligentes e os menos inteligentes, os mais importantes e os menos importantes. Nessa sociedade todos são chamados para ser servos. Homens e mulheres, mas acima de tudo, homens e mulheres servos.


5) Acredito, companheiro presidente, que ser presidente de um clube de serviço como o LIONS é a linha que define o que somos, o que desejamos ser e como ajudar outros a ser mais e melhores. Às vezes penso que muitas pessoas fazem um pacto com a mediocridade. Vivem como se fossem menos quando poderiam ser mais e, dessa forma, anulam tanto a si mesmos quanto à possibilidade de um futuro com e em maior perspectiva. Ser presidente do LIONS permitirá a vocês duas ações essenciais:

1. Prefira sempre os olhos da águia aos olhos do gafanhoto.

2. Lembre-se sempre que o fio de três dobras nãos e arrebenta com facilidade. E, aqui, você tem muito mais do que 3 fios. Você possui uma infinidade deles.

6) Acredite, meu estimado companheiro presidente, você e todos nós ao longo da vida podemos e seremos julgados por tantas coisas, mas acredite em mim:

- Jamais seremos julgados porque amamos demais

- Porque perdoamos demais

- Porque fomos amigos demais

- Porque socorremos os que precisavam demais

- Porque servimos demais

- Porque fomos humanos demais.

CL Luis Alexandre Solano Rossi
teólogo, professor universitário, escritor e conferencista.




Luiz Alexandre Solano Rossi

Email: luizalexandrerossi@yahoo.com.br

Site : www.luizalexandrerossi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário