terça-feira, 19 de outubro de 2010

SUGESTÃO DE CAMPANHA DO DIABETES (CL DUBA)



para divulgação e aproveitamento, texto e comentários (fonte: Federação Internacional de Diabetes), sobre o dia 14 de novembro, que é comemorado em todo o mundo como o "Dia Mundial do Diabetes. Podemos em nossas comunidades tb aderir ao chamado? Forte abraço a todos. CL Duba - LC de Franca centro


A Federação Internacional de Diabetes (IDF) lançou no dia 14 de maio a sua campanha do Dia Mundial do Diabetes com o slogan “Vamos controlar a diabetes. Agora.”

Liderado pela Federação Internacional de Diabetes e pelas suas associações membros, o Dia Mundial do Diabetes é comemorado todos os anos no dia 14 de novembro. Criado em 1991 pela IDF e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para solucionar questões relacionadas com a ameaça crescente que o diabetes apresenta em todo o mundo, atinge uma audiência global de mais de 1 bilhão de pessoas. O Dia Mundial do Diabetes se tornou um dia oficial das Nações Unidas em 2007.
Educar para prevenir
O slogan deste ano continua em linha com o foco de cinco anos da campanha (2009-2013) sobre Educação e Prevenção do Diabetes. Para o Dia Mundial do Diabetes de 2010, a campanha irá se basear nas realizações do ano passado reforçando a conscientização global sobre o diabetes e capacitando as pessoas para serem mais ativas e controlarem a sua saúde para evitar a doença e as suas complicações

“O Dia Mundial do Diabetes é sobre mobilizar a comunidade global do diabetes para produzir uma voz poderosa para a conscientização sobre o diabetes. Queremos que todas as pessoas interessadas tomem as medidas necessárias para controlar uma epidemia que afeta a vida de mais de 300 milhões de pessoas no mundo hoje”, disse Jean Claude Mbanya, presidente da IDF. Para o público em geral e pessoas que correm alto risco de ter diabetes, a campanha tem como foco promover a conscientização sobre o diabetes e disseminar ferramentas para a sua prevenção. Para as pessoas com diabetes, o foco será de disseminar ferramentas para melhorar o conhecimento sobre a doença para melhor entendê-la e evitar complicações. Para os governantes e os responsáveis pelas leis, os esforços serão de comunicar as implicações com custos eficientes das estratégias de prevenção do diabetes e promover a educação sobre o diabetes como um componente essencial para o seu cuidado e tratamento.


Acesso à educação para todos

O diabetes impõe demandas que duram a vida toda nas pessoas vivendo com o diabetes e em suas famílias. Como as pessoas com diabetes são responsáveis por 95% do seu próprio cuidado, é de importância primordial que recebam educação contínua e de alta qualidade sobre o diabetes que atende as suas necessidades e oferecida por profissionais de saúde especializados. Uma meta importante da campanha do Dia Mundial do Diabetes é estabelecer acesso à educação sobre o diabetes como um direito para todas as pessoas vivendo com a doença.

Teste do Círculo Azul – Conheça os Fatores de Risco

No momento, o diabetes do tipo 1 não pode ser evitado. Os causadores ambientais que podem gerar o processo que resulta na destruição das células que produzem insulina no corpo ainda estão sendo investigados. O diabetes do tipo 2, entretanto, pode ser prevenido em muitos casos ajudando e incentivando aqueles que correm risco para manterem um peso saudável e fazerem exercícios regularmente.


A campanha do Dia Mundial do Diabetes de 2010 verá o lançamento de uma nova e empolgante iniciativa – “Teste do Círculo Azul” – para promover o conhecimento sobre os fatores de risco do diabetes do tipo 2 e mostrar as medidas positivas que podem ser tomadas para reduzir o risco para a pessoa. A iniciativa consistirá de componente na Internet e offline.

Chamando Atenção para o Diabetes com Luz
Outra função importante da campanha será a continuação do Desafio do Monumento Azul de grande sucesso. Nos últimos anos, mais de 1.000 monumentos do mundo todo foram iluminados em azul para chamar atenção para o diabetes e o Dia Mundial do Diabetes, verdadeiramente iluminando o diabetes. Neste ano o vínculo entre as luzes e o diabetes será reforçado incentivando a comunidade global do diabetes a usar as luzes azuis como um meio para todas as atividades e eventos de base relacionados com o Dia Mundial do Diabetes.

“As luzes azuis são uma parte muito importante da nossa mensagem de conscientização e essenciais para o estabelecimento do círculo azul como um símbolo global do diabetes, mas o Dia Mundial do Diabetes é também um catalisador para eventos que irão beneficiar a todos de uma maneira geral”, disse Ann Keeling, CEO da IDF.

Sobre o Dia Mundial do Diabetes
O Dia Mundial do Diabetes é celebrado em 14 de novembro, uma data que foi escolhida para comemorar o nascimento de Sir Frederick Banting, um dos pioneiros em pesquisa sobre o diabetes. Um dia oficial das Nações Unidas, O Dia Mundial do Diabetes é representado pelo logotipo de um círculo azul que é o símbolo mundial do diabetes. A campanha do Dia Mundial do Diabetes conta com o apoio de 15 parceiros oficiais: Abbott Diabetes Care, AstraZeneca, Boehringer Ingelheim, Boston Scientific, Bristol-Myers Squibb, LifeScan, Eli Lilly, Medtronic, Merck Sharp & Dohme (MSD), Novartis, Novo Nordisk, Pfizer, Roche, Sanofi Aventis e Takeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário