quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

P R O T O C O L O


O que significa a palavra Protocolo?

Tal como os homens e as nações, também as palavras têm a sua história Em todas as nações existe a função de Chefe do Protocolo do Estado.

Segundo o Dicionário Michaelis - Protocolo é o conjunto de parâmetros que define como transferência da informação vai ser controlada.

Mas no contexto da modernidade tecnológica este conjunto de regras é conhecido como Protocolo de comunicação. A gestão de Lions Internacional está inserida neste contexto com um software à disposição de todos integrantes do sistema Lions Internacional.

“Falando de maneira leonística podemos afirmar que os computadores da rede do sistema lions para trocar informações entre si é necessário que todos estejam utilizando o mesmo protocolo”.

Assim, etmológicamente, “protocolo” é uma palavra composta de dois elementos de origem grega: proto, que significa primeiro, e kollon, colado.

Antigamente, antes de haver o papel, os livros eram escritos em folhas de papiro, que depois se colavam umas às outras, pelas margens laterais, e, no final enrolavam-se, para formar uma espécie de tubo, que se desenrolava para a leitura.

Essa era, portanto, a primeira folha, que se colava às seguintes, a folha “proto kollon”. Por isso se chamava “protocolo” do livro.

Aqui está explicada a origem e a história como a palavra protocolo foi alargando o seu domínio semântico pelo mundo.

Na prática, como afirma o Prof. Paulo Regis Salgado, “pode-se inferir que o Protocolo é um conjunto de regras, aplicadas e seguidas pelo Cerimonial.

E de modo mais enfático ainda: quanto mais solene for o evento, maior protocolo deve ser adotado.

Outro detalhe fundamental do qual não se pode afastar é a ligação e a interdependência entre Cerimonial, Protocolo e Eventos, o que corresponde à visão tríplice que traduz a idéia de que quem faz eventos deve conhecer e dominar as técnicas do cerimonial e as normas e regras de protocolo:

Funções do Cerimonial
Pode-se também entender a inter-relação entre cerimonial, protocolo e eventos, pela simples identificação das funções do cerimonial que, na prática, são resumidas em:
• Disciplinar • Organizacional; • Semiológica • Legislativa;•Pedagógica e Ética; e • Informal”.

Protocolo e cerimonial no serviço público

Segundo a autora Gilda Fleury Meirelles, o cerimonial e o protocolo, atividades de Relações Públicas, são desconhecidos de grande parte dos profissionais.

Isso é inconcebível, pois neste campo não pode haver improvisações, levando-se em conta de que se trata de assunto regulamentado por lei, decreto, normas e regras.

Pode-se improvisar em alguma atividade regulamentada por lei? Mesmo assim, é o que acontece.

Partindo-se da definição de RR PP:

Relações Públicas são um conjunto de técnicas que se deverá empregar para criar uma performance e firmar o conceito de uma boa imagem da organização.

Conclui-se que o relacionamento entre os países, entre organizações e seus públicos, depende da correta implantação das técnicas de relações públicas, entre elas do cerimonial e do protocolo.

Muito embora, o seu desconhecimento restringe e dificulta os resultados da aplicação da política de Relações Públicas.

Esse desconhecimento técnico do cerimonial e das normas do protocolo é palpável, sobretudo no movimento leonístico.

Assim, passamos a observar, procurando verificar onde encontraríamos a resposta dessas questões:

- Bate-se palmas quando o Hino Nacional acaba de ser executado?
- Qual o pronome de tratamento para o reitor da Universidade?
- Quem se senta primeiro à mesa de honra de um evento?
- Um representante recebe a mesma precedência do titular?
- Podemos homenagear um homem com flores?
- O que é o titulo Doutor Honoris Causa.

Esse conjunto de regras pode levar à loucura qualquer pessoa que precise conviver com as normas do cerimonial, as leis do protocolo e as regras de etiqueta pela própria função que ocupa na organização.

Mas, o que é cerimonial? O que é protocolo? Quando surgiram e como utilizá-los adequadamente?

HISTÓRICO - Segundo Célia Ribeiro “a observância do protocolo é o cerne de um cerimonial”.

Assim, toda solenidade para ter êxito deve seguir uma programação constituída por um conjunto de formalidades.

O cerimonial é essa seqüência de acontecimentos que resultam em um evento.

O termo é pomposo e data das reuniões palacianas, mais precisamente da época de Louis XIV, na França, onde também surgiu a etiqueta e o protocolo nas Cortes.

A etiqueta é o conjunto de regras de boas maneiras que resultam no comportamento das pessoas.

O protocolo, por sua vez, surgiu para regulamentar o evento, no caso, o cerimonial, estabelecendo posições e tratamentos a cada personalidade.

Assim, o protocolo “normatiza as regras que regem o cerimonial e seu objetivo é dar a cada um dos participantes do evento as prerrogativas, privilégios e imunidades a que têm direito”.

Objetivando sua correta aplicação é necessário que o profissional conheça as leis, decretos, normas e regras que regularizam o cerimonial e o protocolo.

FINALMENTE QUANDO UTILIZAR O CERIMONIAL E O PROTOCOLO?

Sempre.

Cerimonial, protocolo e etiqueta estão enraizados no evento oficial ou não, dando-lhe corpo, mente e essência.

Da mesma forma que a etiqueta, o cerimonial e o protocolo facilitam a convivência entre os povos, entre as organizações e as pessoas.

Por fim, a integração de tal conjunto transforma as ocasiões em encontros produtivos e acontecimentos agradáveis, nos quais as posições das autoridades, dirigentes e lideranças leonísticas são aceitas e respeitadas como prerrogativas e privilégios a que têm direito.

Para finalizar chegamos à conclusão que segundo Bertold Brecht, "Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons, mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis."

Instrução Leonística proferida por ocasião do Comitê Assessor realizado em 25 de novembro de 2010. Presidente de Divisão B-3 CL. Aristóteles José Ribeiro

Lions Clube do Recife Guararapes – DLA-3.

Autoria do PDG João Lopes da Cruz Neto.

Anais do Primeiro Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público/São Paulo, 7 a 8 de agosto de 2001 – Realização MegaBrasil Comunicação. Pesquisa Google/Inserção do PDG João Lopes da Cruz Neto.
Texto com 1.000 palavras

Nenhum comentário:

Postar um comentário