quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

LEÃO VAGA-LUME



O folclore leonístico já cunhou diversas expressões designativas para Companheiros, tanto para os atuantes (que infelizmente já são minoria) como para aqueles que demonstram menos interesse pelo movimento.

Algumas dessas expressões são conhecidíssimas. No aspecto positivo conheço apenas uma : “LEÃO DE JUBA GRANDE” (aquele que, seja jovem ou mesmo já estando com a juba grisalha, está sempre à disposição e é extremamente participativo). Agora, no folclore negativo, a relação é imensa: temos o “LEÃO DA METRO” (que só aparece no começo do filme), o “LEÃO DE CHACARA” (deixa entrar no clube apenas quem ele quer), o LEÃO DA RECEITA (só vive cobrando os demais), o LEÃO MARINHO (só vai levando na onda), o SOSSEGA LEÃO (depois que ouviu a expressão se acomodou para sempre), o LEÃO DENTUÇO (só vive mordendo), o LEÃO MICO DOURADO (salta de galho em galho e se dá bem em qualquer situação), o LEÃO DO CIRCO (urra, ameaça, dá patadas, mas não é de nada), o MATE-LEÃO (já vem queimado e distribui bronca para todos os lados), o CAMA-LEÃO (se ajeita de acordo com seus interesses); e outros que não merecem maiores comentários, como o TRAPA-LEÃO e o PENTE-LEÃO.

Entre tantas expressões (a maioria desabonadoras), não caberia a criação de algumas mais elogiáveis, especialmente para reforçar o lado positivo da questão? Acredito que sim!. Que tal, por exemplo, o LEÃO VAGA-LUME?

O VAGA-LUME, como é conhecido aqui na minha região, tem vários sinônimos. Na maioria do Brasil, pelo que apurei, é conhecido como pirilampo. Trata-se de um inseto coleóptero, que contem órgãos fosforescentes, localizados na parte inferior dos segmentos abdominais. Ou seja, é um ser pequenino, mas que tem luz própria.

O LEONISMO procura desesperadamente LEÕES que tenham luz própria! Aqueles que se envolvem e demonstram vontade de servir; que marcam presença em todas as atividades e reuniões; que aceitam e cumprem prazerosamente as tarefas que lhe são confiadas; que são criativos e audaciosos nas idéias; que tem interesse pela causa leonística; que cultivam a lealdade e a amizade; que se unem e familiarizam com o leonismo através de leituras e participações em palestras e seminários; que acreditam que Lions não tem dono; que adotam o Código de Ética como norma de conduta e filosofia de vida.

Cabe a cada de um nós procurar um LEÃO VAGA-LUME, arregimentando-o para nosso meio e incentivando-o para que uma sua luz própria à aqueles que ainda sentem arraigado amor pelo leonismo, a fim de podermos, assim, continuar iluminando o caminho do serviço desinteressado que é o apanágio do nosso movimento.

CL PDG ANTONIO DOMINGOS ANDRIANI

LC Ribeirão Preto-Jardim Paulista

(reeditado em novembro de 2.010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário