sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DIA DO LEONISMO FRANCANO


Recentemente, o  CL José Gomes das Chagas “ Duba”,  Primeiro Vice-Governador do Distrito LC-6, e futuro Governador AL 2013/2014, associado do LC Franca Centro,  em conversa com um amigo vereador, Sr. Paulo Zamikhowsky, sentiram a importância de se ter  o Dia do Leonismo Francano marcado no calendário da Câmara Municipal, o que seria um reconhecimento da edilidade e da própria cidade de FRANCA por tudo que os LIONS CLUBES, desde 1.958, portanto há 54 anos, vem promovendo em prol do leonismo, do serviço desinteressado, do companheirismo, que unidos, prestam serviços que ajudam toda a cidade.

Então, com o empenho deste valoroso Vereador , em 2012  foi aprovada a lei que criou o "Dia do Leonismo Francano", a ser comemorado todo dia 20 de Setembro, que é a data da fundação do primeiro Lions da Alta Mogiana, o Lions Franca Centro.

Nestas ocasiões, serão homenageados três CCLL escolhidos entre os cinco Clubes de Franca. Neste ano a data não pode ser aquela, pois a lei foi aprovada muito perto das eleições e todos estavam ocupados com ela. Mas tudo indica que a partir do próximo ano, a data de 20 de Setembro será consolidada.

Assim, marcando esta primeira homenagem no DIA DO LEONISMO FRANCANO, a Câmara Municipal de Franca, com muita propriedade, justiça e merecimento, escolheu para serem o destaque como verdadeiros leões, os CL ALCIDES VIOTTO (do LC FRANCA CENTRO), Governador do então Distrito L-17, do AL 1989/1990, CL PAULO MADI (LC FRANCA CIDADE NOVA) e CL ANTONIO CARLOS VIDAL  (LC FRANCA SOBRAL)  foram muito bem escolhidos para receberem esta importante primeira homenagem, por tudo que representam para o leonismo francano e também para o leonismo do distrito LC-6 e por que não, do leonismo brasileiro.




















Atualmente, FRANCA possui os seguintes LIONS CLUBES :

LC FRANCA CENTRO, fundado em 29 de setembro de 1.958 ( Presidente: CL JOÃO ANTONIO BORGES
LC FRANCA CIDADE NOVA, fundado em 16 de outubro de 1.985 (Presidente CL GIULIO GOLINELI)
LC FRANCA IMPERADOR, fundado em 26 de março de 1.986 (CL EDISON CELIO GARCIA COSTA)
LC FRANCA INOVAÇÃO, fundado em 3 de dezembro de 1.9998 (CaL LUCINEIA ROSA VITORIANO)
LC FRANCA SOBRAL, fundado em 26 de maio de 1.977 (CaL EDNA APARECIDA MAGLIO)

Vale ressaltar também que FRANCA já deu para os Distritos L-5, L-17 e LC-6, os governadores :

CL JOSÉ REYNALDO NASCIMENTO FALLEIROS – AL 2001/2002 – LC FRANCA CENTRO
CL ALCIDES VIOTTO – AL 1989/1990 – LC FRANCA CENTRO
CL MÁRIO BETARELLO – AL 1964/1965 – LC FRANCA SOBRAL / LC FRANCA CENTRO

Em reconhecimento a esta consideração da edilidade francana para com o leonismo, apresentamos uma pequena historia da CAMARA MUNICIPAL DE FRANCA :


A Câmara Municipal de Franca, SP, foi instalada em 30 de novembro do ano de 1.824.
Seu primeiro Presidente foi o Alferes José Justino Faleiros. O primeiro prédio ocupado pelo Legislativo do Município de Franca foi o atual prédio dos Correios, na Praça 9 de Julho.
Depois a Câmara Municipal transferiu sua sede para o prédio do atual Museu Histórico “José Chiachiri."
Posteriormente o Poder Legislativo do município de Franca teve sua sede transferida para o prédio localizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, rua Major Claudiano, onde funcionou até 1974. Em 03 de agosto de 1974, a Câmara Municipal transferiu-se para  Rua Capitão Anselmo, 1540, antigo almoxarifado da Prefeitura Municipal, adaptado  para a finalidade de abrigar  o Poder Legislativo.
Foi inaugurado na Presidência do Vereador José Mércuri, sendo vice-presidente o Vereador Dr. Fábio Celso de Jesus Liporoni, 1º Secretário Vereador José Finardi Garcia e 2º Secretário Vereador Elídio Marques Rito.
Atualmente está com a sede definitiva, localizada na Rua da Câmara nº 01, próxima à Rodoviária, obra idealizada pelo Vereador Dr. Joaquim Pereira Ribeiro. Foi inaugurada no ano de 2010.

Neste ano de 2.012, ano em que foi oficializado o DIA DO LEONISMO FRANCANO, a composição da Camara Municipal de Franca está formada:

Presidente: Valter Gomes  (PSB)
1º Secretário: Silas Barbosa Cuba (PT)
2º Secretário: Luis Otávio Rodrigues Pinheiro (PTB)
Vice Presidente: Miguel Laércio Matias (PP)

E o quadro completo de vereadores está assim composto:

                                                              Vanderlei Martins Tristão



O atual PREFEITO MUNICIPAL DE FRANCA é o Sr. SIDNEY FRANCO DA ROCHA

http://www.franca.sp.gov.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário