segunda-feira, 15 de novembro de 2010

15 DE NOVEMBRO


CIVISMO E CIDADANIA

Novembro é um mês de datas importantes e os verdadeiros cidadãos sempre se lembram das datas cívicas.

Imaginamos que muitos brasileiros sabem que 15 de novembro é a data da Proclamação da República, fato esse levado a público pelo Marechal Deodoro da Fonseca em 15 de novembro de 1.889. Nesse dia adotou-se a Bandeira de Nº 9, com duração de 4 dias, sendo no dia 19 substituída pela de nº 10, a Bandeira Brasileira atual. Importante lembrar que as comemorações da Bandeira Nacional, no dia 19 de novembro, de cada ano, se tornaram obrigatórias no Brasil a partir de 1.908.

A Bandeira Brasileira foi fonte de inspiração para que Olavo Bilac e Evaristo da Veiga compusessem respectivamente a letra e a música do seu Hino.

A letra procura retratar toda a beleza e riquezas do Brasil através das cores do nosso Pavilhão.

O Hino à Bandeira é entoado no seu todo, ou em parte defronte ao Pavilhão em posição de respeito pelos presentes.

O Hino Nacional Brasileiro tem letra de Joaquim Osório duque Estrada (1870 – 1927) E MUSICA DE Francisco Manoel da Silva (1795 – 1865).Foi adquirida por 5.000$ cinco contos de réis a propriedade plena e definitiva da letra do hino pelo decreto nº 4.559 de 21 de agosto de 1922 pelo então presidente Epitácio Pessoa e oficializado pela lei nº 5.700 de 1 de setembro de 1971, publicada no Diário Oficial (suplemento) de 2 de setembro de 1971.

Hino executado em continência à Bandeira Nacional e ao Presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal,assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional. Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais.

A partir de 22 de setembro de 2009, o Hino Nacional Brasileiro tornou-se obrigatório em escolas públicas e particulares de todo o país. Ao menos uma vez por semana todos os alunos do ensino fundamental devem cantá-lo.

Apesar de tantos fatos horríveis, de tragédias, no Brasil e no mundo, vamos comemorar com fé, alegria e demonstração de civismo essas datas, pois quem sabe estaremos contribuindo para com um Brasil melhor.

Assessor de Civismo e Cidadania do Distrito LC-6, 2010/2011. CL. Mário Beraldi - LC de Batatais.

Um comentário: