Competição tem duas etapas de seleção de cartazes no Museu Casa de Portinari; ação é realizada pelo Lions Internacional
O Museu Casa de Portinari será neste mês sede do julgamento do Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz, realizado pelo Lions Internacional. Os trabalhos, inspirados no tema: “Visão sobre a Paz”, serão avaliados em duas etapas no museu, que pertence à Secretaria de Estado da Cultura e é administrado em convênio com a ACAM Portinari. Os 24 finalistas de todo o mundoterão seus cartazes divulgados na internet e outras mídias e ficarão em exposições ao redor do mundo. Voltado para adolescentes entre 11 e 13 anos, o concurso tem o objetivo de estimular jovens de diferentes nações a expressar artisticamente sua visão sobre a paz, utilizando diversas técnicas e materiais de pintura, como carvão, giz de cera, lápis e tinta. No mundo, mais de 350.000 estudantes participam do concurso. No museu, a escolha será feita por uma equipe de artistas plásticos convidados, que vão avaliar a originalidade, mérito artístico e expressão do tema. A etapa local será no dia 11 de novembro e conta com cerca de 20 trabalhos, que foram coletados pelo Lions de Brodowski durante o mês novembro. O finalista dessa etapa irá se juntar aos finalistas de outras cidades para a competição regional.
No dia 24 de novembro, mais uma seletiva no Museu Casa de Portinari determinará o trabalho que vai participar da final nacional e pode chegar à disputa internacional. Na última fase – em que o selecionado brasileiro irá competir com participantes do mundo todo - os juízes das comunidades de arte, paz, juventude, educação e mídia selecionarão 24 cartazes. Um deles será o vencedor e os outros receberão um prêmio de honra ao mérito. O Concurso Internacional de Cartaz sobre a Paz acontece, anualmente, desde 1988 e já premiou jovens do Brasil, Guadalupe, Hong Kong, Indonésia, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Martinica, Peru, Filipinas, África do Sul, Tailândia, Turquia e Estados Unidos. Ao vencedor é concedido um prêmio em dinheiro e uma viagem aos Estados Unidos para acompanhar a solenidade de premiação. De acordo com a gerência do Museu Casa de Portinari, a instituição é sede do julgamento local e regional da competição há quatro anos.
11/11 – Primeira etapa (julgamento local) Local: Museu Casa de Portinari (praça Candido Portinari, s/n° - Centro – Brodowski/SP) Horário: 10h Jurados : Ana Cristina Ferreira Meneghelo, Aylton Ronaldo da Silveira e Ézio Marcola (artistas plásticos) Vencedor : BIANCA RIBEIRO DA COSTA ( EMEF Profa. Elza Leite da Costa)- premio: 1 notebook (oferecido pelo Lions Clube de Brodowski )
24/11 – Segunda etapa (julgamento regional) Local: Museu Casa de Portinari (praça Candido Portinari, s/n° - Centro – Brodowski/SP) Horário: 10h
Informações: (16) 3664-4284 Entrada: gratuita
em nome do Distrito LC-6, especialmente do nosso Governador CL Mauricio de Souza, do nosso assessor distrital do concurso do cartaz sobre a Paz, CL João Antonio Borges, de Franca, e também em nome do Lions Clube de Brodowski, queremos agradecer mais esta demonstração de colaboração e apoio para tão importante atividade de Lions Internacional, que através de concurso realizado em escolas do mundo todo, procura incutir nas crianças, nos adolescentes, e em todos de um modo geral, o chamamento para a importância da PAZ no mundo. Acreditamos que com este concurso estamos dando a nossa parcela na busca deste ideal, procurando despertar em todos, esta VISÃO DA PAZ, tema do concurso. E o Museu Casa de Portinari, um local sagrado da arte da pintura do mais renovado pintor internacional, filho de Brodowski, vem demonstrar o seu apoio irrestrito, amplo, em todos os sentidos para também fazer crescer esta visão da paz, tão importante para todos nós, assim como foi feito nos anos anteriores, especialmente no ano de 2.009, na governadoria do CL Antonio Carlos Bittar, de Mirassol, e quando era assessor deste concurso, o CL João Rodini Luiz, de Ribeirão Preto, e de onde saiu o vencedor, a nivel distrital, e depois, o 7º colocado a nivel de Distrito Multiplo LC, um aluno da EMEF Elza Leite da Costa, de Brodowski. A isenção, a imparcialidade dos jurados profissionais competentes e renomados, que também somam desinteressadamente na lisura do concurso, soma-se a este apoio da direção deste renomado Museu, e dá a nós todos, de Lions Internacional, a motivação e a certeza de que estamos no caminho certo para conseguirmos a tão almejada PAZ. Obrigado, novamente, em nome de LIONS INTERNACIONAL. CL Antonio Douglas Zapolla / DM Tarcília Prezado Douglas, Boa tarde! Para o Museu Casa de Portinari, sempre foi motivo de orgulho estabelecer parcerias, principalmente com instituições comprometidas com suas verdadeiras funções sociais como é o caso do LIONS CLUB de BRODOWSKI. A PAZ começa em cada um de nós, quando há uma busca coletiva de resgate desse sentimento, certamente, o encontro favorecerá a todos. Celebrar a PAZ é nosso dever, e uma satisfação. Cristiane Maria Patrici Gerente Geral Museu Casa de Portinari (16) 3664-4284
Vejam no site da EPTV (TV GLOBO) reportagem a respeito do Concurso
http://eptv.globo.com/lazercultura
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário