quarta-feira, 24 de outubro de 2012

LC AURIFLAMA : AÇÃO SOCIAL



É publico e notório que Lions Clube é o maior Clube de Serviços do Mundo, pois a força, a luta e a batalha de seus milhares de Companheiros e Companheiras é que o torna grandioso.
Sempre que um Lions Clube se reúne, os problemas ficam menores. E as comunidades ficam melhores. Isso acontece porque oferecemos ajuda onde é necessário, em nossas comunidades e em todo o mundo, com integridade e energia inigualáveis.
E em nosso Clube não é diferente, e por conta disso, que em breves linhas segue o relato, de mais uma vitória em prol do bem da humanidade e em Apoio a Criança em Risco, e aos serviços Leonisticos para Crianças, conquistada por este Companheiro Leão e colaboradores do Clube.
No mês de Outubro, chegou ao meu conhecimento, que em nossa cidade havia chegado uma família muito humilde e que encontrava-se em grave situação de risco.
Esta família, cuja matriarca é a Sra. Maria da Penha, de 56 anos de idade, foi obrigada a abandonar a casa simples onde residia com seus filhos, na cidade de Araçatuba/SP, Bairro São José, um dos mais perigosos daquela localidade, por conta de um desentendimento gravíssimo com o filho delinqüente, Rodolfo, de 16 (dezesseis) anos, que quase lhe custou a vida.
Dona Maria, seguindo seus instintos de mãe em preservar a segurança dos demais filhos, Marcio, 8 (oito) anos e Gabriel 14 (quatorze) anos, fugiu para Auriflama, de posse somente da roupa do corpo.
Aqui, ela e os filhos, se instalaram em uma pensão muito precária, conhecida como “Pensão do Biriba”.
Todavia, o único e pouco dinheiro que possuía teve que gastar com as acomodações.
Este Companheiro, ciente dos fatos, proporcionada em Assembléia Geral do Clube por inúmeros Companheiros procurou a família de Dona Maria na Pensão, não os tendo encontrado. Não satisfeito, buscou por informações sobre a família junto aos vizinhos e comércio nas redondezas, onde foi informado que a família desde que chegou a Auriflama, não havia feito uma refeição decente, sobrevivendo de sobras dos salgados, que não eram vendidos até o final do dia, no Bar próximo.
Ali também, soube que a família havia conseguido alugar uma “casa” em uma espécie de cortiço local, porém, como fugiram as pressas não possuíam sequer um colchão para dormir.
Imediatamente, comovido com a situação, liguei em um restaurante local e pedi que fossem entregues três marmitex neste novo endereço, destinados àquela família tão necessitada de amparo.
Por conseguinte, levei ao conhecimento dos demais Companheiros a triste e grave situação daquela família, que da mesma forma se comoveram e, cada um a seu modo e possibilidade doou ou forneceu um móvel para casa de Dona Maria, inclusive uma Cesta Básica doada pelo Lions Clube de Auriflama no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais) e marcaram presença no cortiço CL Adad, CaL Izabel Presidente, CL Delamura, CL Arruda, CL Dinei, CaL Eliane, CL Wagner e DM Lourdes e outros.
Felizmente, após esta pequena ajuda desta família Leonística, os entes queridos da Sra. Maria, apesar do trauma que passaram e, do perigo que ainda os ronda, já que é do nosso conhecimento que o filho mais velho continua os procurando, ainda assim, estão conseguindo se restabelecer nesta cidade e escrevendo uma nova história.
Esta conquista é ainda mais gratificando quando percebemos que conseguimos mudar o futuro daqueles jovenzinhos, tirando-os do convívio de uma má influência e dos perigos que ela representa.
Assim, termino este relatório com o coração cheio de alegria e sentimento de dever cumprido, por ter participado tão ativamente desta história de vida que agora com toda certeza terá um final diferente.

CaL ISABEL SILVEIRA ADAD / CL ADAD
Presidente LC AURIFLAMA
Apoio LC Auriflama, Leo Clube e Leo Clube Junior - Distrito LC-6 / Região A.

terça-feira, 23 de outubro de 2012



O Distrito LC-6, através da Assessoria do Meio Ambiente, iniciou há 40 dias o projeto Cidadania Eco-consciente, cujo propósito é de retirar o óleo usado que é lançado em grande quantidade no esgoto, no solo e nos rios.
Conforme informações obtidas na empresa Brejeiro, cada indivíduo descarta em média, 1 litro de óleo ao mês, que direto ou indiretamente chegam  aos rios. Sabemos que a cada litro de óleo usado que chega aos nossos recursos hídricos, pode contaminar 20 mil litros de água limpa.
Na intenção de entender o projeto na prática iniciamos o mesmo com os cinco clubes de Lions, sendo: Franca do Imperador, Centro, Cidade Nova, Inovação e Sobral.
Hoje, 23 de outubro, completamos a coleta de 1000 litros de óleo sujo, através de ação conjunta dos clubes de Lions, da APAE e Centro Comunitários. No formato que o projeto foi implementado, a tendência é de triplicarmos a coleta até o final do projeto.
Para viabilizarmos a troca de óleo sujo por óleo limpo ou por arroz, firmamos uma parceria com a empresa Brejeiro, empresa especializada no beneficiamento de arroz e produção de óleo, localizada na região de Franca.
Com os resultados obtidos e as devidas correções, entendemos que este é o momento de divulgar o mesmo.
Na oportunidade encaminhamos uma carta, que contém um chamado para uma ação da retirada do óleo sujo do meio ambiente, como também o projeto Cidadania Eco-consciente, e anexos para serem enviados a todo o quadro diretivo do Distrito LC-6 como também a todos os presidentes e secretários dos grupos de Lions das quatro regiões que compõem o Distrito LC-6.
 Entregamos, no dia 23/10,   250 litros de óleo limpo a 3 Centros Comunitários, Jardim Paulistano, Jardim Ângela Rosa, Aeroporto I e na APAE.
Esse é o projeto  apresentado em Nhandeara, mas, devido a um compromisso que assumi no domingo não pude apresentá-lo. Esperamos ter agenda em Brodowski para apresentá-lo e discuti-lo.

Professor CL Antônio Mauro Alves
Assessor de Meio Ambiente do Distrito LC6










Cartaz da Paz do Lions Clube Mirassol




Concurso do Cartaz sobre a Paz, este ano com o tema Imagine a Paz.
O concurso do Cartaz sobre a Paz, foi criado em 1988, portanto a 25 anos, pelo Lions Clube Internacional, para dar aos jovens a oportunidade de expressarem seus sentimentos em relação à paz mundial e compartilharem sua visão do mundo.
São aproximadamente 350.000 crianças de 75 países participando anualmente do concurso.
Em todo o mundo o concurso  é patrocinado pelos Lions Clubes e aqui em Mirassol,  este ano,  estaremos premiando o melhor cartaz de cada escola participante e dentre eles, aquele que irá representar nossa cidade.
Em nome do Lions Clube de Mirassol, dizer a todos os participantes, que o mais importante desta noite é tê-los aqui, apresentando o que imaginam sobre a paz. Todos vocês são vencedores, independente de receberem ou não a premiação, pois entre tantos alunos de suas escolas, somente vocês se propuseram a estar aqui para participar.
Das escolas de nossa cidade, somente 9 tem alunos com idade entre 11 a 13 anos, idade válida para participação no concurso. Das nove escolas, sete estão participando. São elas:

EE Prof. Edmur Neves com  2 cartazes
EE Iria Barbieri Vita com  7 cartazes
EE Genaro Domarco com  7 cartazes
Coopem com  1 cartaz
Fem  com 1 cartaz
Arte Maior com 1 cartaz
Espaço Mágico com 3 cartazes

Com o intuito de motivar a participação de mais alunos este ano,  além da premiação, o Lions Clube de Mirassol, solicitou ao arquiteto e artista plástico, Virgilio Zanqueta, para que convidasse outros artistas para  que  juntos fizessem a apreciação dos cartazes.

Premiação
EE Prof. Edmur Neves – Pablo Gustavo Costa Dantas
EE Iria Barbieri Vita – Vitoria Carolina Luna
EE Genaro Domarco – Rita Maria Ricci dos Santos
Coopem – Maria Manoela Minto Vila Madi Pinheiro
Fem  - Gabriel Antonio Gianjope Casaroti
Arte Maior – Ferdinando Augusto Galera Júnior
Espaço Mágico – John Paulo da Silva Souza

Para a premiação individual, por unanimidade foi escolhido o Cartaz da aluna Maria Manoela Minto Vila Madi Pinheiro, da Coopem.
Agradecer os alunos participantes e seus familiares, aos professores e direção das escolas, pelo incentivo e participação de vossos alunos.
Agradeço também aos companheiros, companheiras e domadoras pelo empenho em mais esta realização do Lions clube de Mirassol.
Muito obrigado!




domingo, 21 de outubro de 2012

LC SÃO JOAQUIM DA BARRA HOMENAGEIA CL ABNER PARADA


AGUARDEM  ELABORAÇÃO DE TEXTO....


Homenagem prestada pelos CCLL Ao CL Abner Parada, sócio fundador, por 43 anos de companheirismo e dedicação


vejam mais fotos em



https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.337297449699475&type=1

terça-feira, 16 de outubro de 2012

01 de novembro Dia da Imprensa Leonística


(relembrando artigo de 2.010 )


Em mais um dia primeiro de novembro, dedicado à Imprensa Leonística, aqui estamos “escrevendo”,.
Editor de um modesto boletim Leonístico de um “pequeno grande clube” de uma “grande pequena cidade”, Brodowski, terra natal de Portinari, ao longo destes 32 anos dedicados à causa do serviço desinteressado e da edição de boletins, estamos acompanhando, com certa tristeza até, as mudanças impostas pela “modernidade” no que se refere à divulgação leonística. Boletim LEÃO DE BRODOWSKI que no AL 1982/1983 foi eleito o melhor boletim do Brasil, no 9º Concurso Nacional, que era editado mensalmente, passou a bimestral, a trimestral, a “semestral”, e caminha agora a passos lentos, teimando em sobreviver, mesmo que seja, em pequenas gotas.
A globalização, a internet, a facilidade dos boletins virtuais vem dominando este setor do leonismo. Hoje, poucos clubes ainda mantém os seus boletins impressos e divulgados em suas comunidades.
Vários fatores contribuem para este arrefecimento da divulgação do Lions. Além das condições oferecidas pela internet, com sites, blogs, ppt, pdf, e não sei quantos arquivos mais, o custo financeiro da impressão, aliado às despesas de correio, que não são poucas, vem ocasionando a diminuição dos boletins impressos. Acreditamos que este novo modo de comunicação é importante pois oferece condições para uma divulgação ampla, irrestrita, que atinge praticamente o mundo todo em poucos segundos, e que leva o nome de nosso clube, de nossa cidade a todos os pontos do planeta.
Mas, se analisarmos profundamente o custo/beneficio destes boletins, veremos que ele não atinge a sua verdadeira finalidade. Ou seja, a valorização do LIONS CLUBE, do movimento leonístico em nossas comunidades de um modo mais abrangente. A distribuição para as autoridades locais, para o comércio e indústria, para os profissionais liberais, que de certa maneira são o alvo principal para a divulgação leonística, para que a comunidade local acompanhe, valorize, colabore com o Lions Clube Na divulgação virtual acreditamos que poucos segmentos de uma comunidade acompanham este trabalho leonístico. Afinal de contas, é em um escritório, um consultório, um gabinete, uma loja, uma indústria, em nossas casas nos momentos de descanso, que é um dos momentos primordiais para uma leitura “de espera”, de conhecimento. Por isso, a importância da nossa imprensa leonística continuar a editar os seus boletins, por mais simples que sejam, e que seja divulgado e distribuído nas comunidades. No mundo virtual, e isso, falamos com experiência própria, a divulgação dos boletins virtuais fica praticamente restrito entre trocas de mensagens por intermédio de um companheiro que goste da “internet”. Ai, estamos divulgando, apenas entre clube e companheiros o trabalho leonístico, que pode até servir de motivação, de exemplo, pela gama de atividades diversas desenvolvidas pelos clubes, mas a nível local, deixa a desejar.
É preciso que a nossa comunidade saiba o que o LIONS faz, o que o LIONS pratica, o quanto o LIONS é importante em uma sociedade, para que através destas atividades consigamos novos associados que venham garantir a continuidade do movimento leonístico. Outro ponto é a conscientização dos editores em elaborar bons boletins, com conteúdo leonístico.
Alguns estão banalizando o movimento com artigos que nada somam ao leonismo, a ponto do responsável pelo 37º Concurso Nacional de Publicações Leonísticas, LC Paranhos, através de circular, pedir aos editores que tenham mais cuidado com o conteúdo, principalmente com piadas de gosto duvidoso, que nada acrescentam ao leonismo.
Com a devida permissão dos editores leonísticos do nosso Brasil e do LC-6, não posso deixar de registrar o trabalho do CL Rodini, do LC Ribeirão Preto/Centro (A VOZ DO LEÃO), do CL José Gomes das Chagas (DUBA), (NA BOCA DO LEÃO, do LC Pedregulho/Usina de Estreito), que trabalham dentro desta minha visão de divulgação leonística. Boletins premiados, distribuídos nas comunidades e enviados pela internet e que tanto retornam ao movimento leonístico. Editores leonísticos, façamos de nossas dificuldades, seja de tempo, de dinheiro, de decepção com aqueles companheiros ou amigos que não valorizam nossos boletins, a força maior para continuar divulgando o movimento leonístico, hoje, podemos dizer, imprescindível em nossas comunidades para a melhoria do nível de vida, seja social ou cultural.
Parabéns a todos, indistintamente, que contribuem para não deixarmos os nossos boletins, impressos ou virtuais, morrerem.

Continuemos com nossa missão.

CL ANTONIO DOUGLAS ZAPOLLA 
Lions Clube de Brodowski – LC-6 Editor do LEÃO DE BRODOWSKI 
Coordenador Geral do Distrito LC-6 AL 2010/2011

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Lions Quest em real fase de expansão no DMLC




O Seminário de Assessores de Lions Quest do DMLC realizado em 13 e 14 de outubro de 2012, em São José dos Campos, capacitou companheiros e companheiras leão, domadoras e companheira Leo dos distritos LC-1, LC-2, LC-3, LC-4, LC-5, LC-6, LC-8, LC-11 e LC-12 para a expansão do programa.
Como resultado dos trabalhos, foi escrita a Carta de São José dos Campos que fixou a meta de todos os distritos  do DMLC implantarem, no mínimo, uma sala de Lions Quest até fevereiro de 2014.
A programação deste segundo seminário incluiu: Conceitos e Estrutura do Projeto Lions Quest apresentado por Cal Wilma Gallardo Silva do Carmo (LC-5), Desafios de Implantação do Programa Lions Quest em Escolas Públicas e Privadas em discussão aberta com Cal Erika Soliva Fasanella (LC-5),  iPDG CL Arthur Antônio Chieregatto (LC-3) e CL Elia Yousef Nader, 2nd vice DG (LC-3) e exemplos dos acertos e dificuldades nos projetos piloto em seus distritos e Aspectos de Gestão, Custos e Rotinas Burocráticas de LCIF ministrado por CL Domingos Fasanella Filho (LC-5). Todas as aulas foram sequenciais à aplicação de dinâmicas em grupos das aulas do programa com alunos, reuniões de pais e de capacitação dos professores.

  
A Assessora de Lions Quest do DMLC, Cal Wilma Gallardo Silva do Carmo (LC-5), organizadora do evento, reforçou em seu discurso de boas vindas que o maior exemplo da grandiosidade do programa estava na presença de representantes de todos os distritos do múltiplo LC,  e que, com tamanho comprometimento e disposição dos presentes, com certeza, todos assimilariam os conceitos do Lions Quest e teriam a visão do andamento dos projetos em andamento dos distritos LC-5 e LC-3, além de participar de atividades e dinâmicas do próprio programa para vivenciar as emoções e aprendizados, e por fim, elaborar um plano de ação para implementação de novas salas em seus distritos.
  
Definidos por uma padronização de atuação dos Assessores em boas práticas de divulgação junto a Lions Clubes e  a comunidade e das etapas de implantação do Lions Quest, definiu-se que o CL José Maria, 1st Vice DG (LC-12), e a Coordenação e Assessoria de Lions Quest do DMLC realizarão a revisão de todos os projetos antes do envio a LCIF, o que contribuirá para reduzir possíveis falhas no processo.
O DG CL Fernando Marinheiro de Oliveira (LC-5) promoveu a acolhida dos presentes juntamente com o CL Domingos Fasanella Filho, presidente do Lions Clube São José dos Campos Centro, anfitrião do evento. Todos os recursos e acomodações da sede teve o apoio dos próprios companheiros, companheiras e domadoras do clube demonstrando o companheirismo com uma excelente hospitalidade.
A Cal Luiza Tereza Dias Marinheiro  (LC-5) surpreendeu a todos ao confirmar que o Programa Lions Quest será o destaque na participação do Lions Clubes na feira ONG BRASIL, a maior feira nacional de captação de investidores do terceiro setor. O stand contará com mais de 15 metros quadrados e a marca Lions Clubes receberá visibilidade com uma diferenciada arte visual e material gráfico para distribuição.
A CC Cal  Janete Barros Aranha Conessa (LC-8), Presidente do Conselho dos Ex Governadores do DMLC assegurou que apoiará todos os distritos e que durante suas atividades neste Ano Leonístico priorizará o Lions Quest. 
Em homenagem ao saudoso PIP Augustin Soliva, entusiasta do Programa Lions Quest, o seminário foi finalizado com Dirigentes e Assessores Capacitados e Motivados aos desafios porvir.
Curtam a página facebook.com/lionsquestdmlc para ver mais fotos e acompanharem os trabalhos de Lions Quest nos Lions Clubes dos distritos do DMLC.

DE MATÉRIA 
Cal Erika Soliva Fasanella, LC-5, por unanimidade, é referendada para ocupar o cargo de Coordenadora de Lions Quest do DMLC junto a LCIF
         
De  6 a 8/dezembro/2012  visite o stand de Lions Clubes Internacional na feira ONG BRASIL 2012, no Expo Center Norte,  na cidade de São Paulo-SP  e conheça mais sobre o Programa Lions Quest

Cal Adriana Abud (LC-6), redatora
caladrianaabud@gmail.com

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DIA DO LEONISMO FRANCANO


Recentemente, o  CL José Gomes das Chagas “ Duba”,  Primeiro Vice-Governador do Distrito LC-6, e futuro Governador AL 2013/2014, associado do LC Franca Centro,  em conversa com um amigo vereador, Sr. Paulo Zamikhowsky, sentiram a importância de se ter  o Dia do Leonismo Francano marcado no calendário da Câmara Municipal, o que seria um reconhecimento da edilidade e da própria cidade de FRANCA por tudo que os LIONS CLUBES, desde 1.958, portanto há 54 anos, vem promovendo em prol do leonismo, do serviço desinteressado, do companheirismo, que unidos, prestam serviços que ajudam toda a cidade.

Então, com o empenho deste valoroso Vereador , em 2012  foi aprovada a lei que criou o "Dia do Leonismo Francano", a ser comemorado todo dia 20 de Setembro, que é a data da fundação do primeiro Lions da Alta Mogiana, o Lions Franca Centro.

Nestas ocasiões, serão homenageados três CCLL escolhidos entre os cinco Clubes de Franca. Neste ano a data não pode ser aquela, pois a lei foi aprovada muito perto das eleições e todos estavam ocupados com ela. Mas tudo indica que a partir do próximo ano, a data de 20 de Setembro será consolidada.

Assim, marcando esta primeira homenagem no DIA DO LEONISMO FRANCANO, a Câmara Municipal de Franca, com muita propriedade, justiça e merecimento, escolheu para serem o destaque como verdadeiros leões, os CL ALCIDES VIOTTO (do LC FRANCA CENTRO), Governador do então Distrito L-17, do AL 1989/1990, CL PAULO MADI (LC FRANCA CIDADE NOVA) e CL ANTONIO CARLOS VIDAL  (LC FRANCA SOBRAL)  foram muito bem escolhidos para receberem esta importante primeira homenagem, por tudo que representam para o leonismo francano e também para o leonismo do distrito LC-6 e por que não, do leonismo brasileiro.




















Atualmente, FRANCA possui os seguintes LIONS CLUBES :

LC FRANCA CENTRO, fundado em 29 de setembro de 1.958 ( Presidente: CL JOÃO ANTONIO BORGES
LC FRANCA CIDADE NOVA, fundado em 16 de outubro de 1.985 (Presidente CL GIULIO GOLINELI)
LC FRANCA IMPERADOR, fundado em 26 de março de 1.986 (CL EDISON CELIO GARCIA COSTA)
LC FRANCA INOVAÇÃO, fundado em 3 de dezembro de 1.9998 (CaL LUCINEIA ROSA VITORIANO)
LC FRANCA SOBRAL, fundado em 26 de maio de 1.977 (CaL EDNA APARECIDA MAGLIO)

Vale ressaltar também que FRANCA já deu para os Distritos L-5, L-17 e LC-6, os governadores :

CL JOSÉ REYNALDO NASCIMENTO FALLEIROS – AL 2001/2002 – LC FRANCA CENTRO
CL ALCIDES VIOTTO – AL 1989/1990 – LC FRANCA CENTRO
CL MÁRIO BETARELLO – AL 1964/1965 – LC FRANCA SOBRAL / LC FRANCA CENTRO

Em reconhecimento a esta consideração da edilidade francana para com o leonismo, apresentamos uma pequena historia da CAMARA MUNICIPAL DE FRANCA :


A Câmara Municipal de Franca, SP, foi instalada em 30 de novembro do ano de 1.824.
Seu primeiro Presidente foi o Alferes José Justino Faleiros. O primeiro prédio ocupado pelo Legislativo do Município de Franca foi o atual prédio dos Correios, na Praça 9 de Julho.
Depois a Câmara Municipal transferiu sua sede para o prédio do atual Museu Histórico “José Chiachiri."
Posteriormente o Poder Legislativo do município de Franca teve sua sede transferida para o prédio localizado na Praça Nossa Senhora da Conceição, rua Major Claudiano, onde funcionou até 1974. Em 03 de agosto de 1974, a Câmara Municipal transferiu-se para  Rua Capitão Anselmo, 1540, antigo almoxarifado da Prefeitura Municipal, adaptado  para a finalidade de abrigar  o Poder Legislativo.
Foi inaugurado na Presidência do Vereador José Mércuri, sendo vice-presidente o Vereador Dr. Fábio Celso de Jesus Liporoni, 1º Secretário Vereador José Finardi Garcia e 2º Secretário Vereador Elídio Marques Rito.
Atualmente está com a sede definitiva, localizada na Rua da Câmara nº 01, próxima à Rodoviária, obra idealizada pelo Vereador Dr. Joaquim Pereira Ribeiro. Foi inaugurada no ano de 2010.

Neste ano de 2.012, ano em que foi oficializado o DIA DO LEONISMO FRANCANO, a composição da Camara Municipal de Franca está formada:

Presidente: Valter Gomes  (PSB)
1º Secretário: Silas Barbosa Cuba (PT)
2º Secretário: Luis Otávio Rodrigues Pinheiro (PTB)
Vice Presidente: Miguel Laércio Matias (PP)

E o quadro completo de vereadores está assim composto:

                                                              Vanderlei Martins Tristão



O atual PREFEITO MUNICIPAL DE FRANCA é o Sr. SIDNEY FRANCO DA ROCHA

http://www.franca.sp.gov.br